Blog
5 dicas para colocar a sustentabilidade em prática no seu condomínio
A preocupação com a sustentabilidade vem alcançando todos os ambientes e tornando as pessoas mais conscientes quanto aos cuidados com o meio ambiente. Condomínios como locais de grande concentração de pessoas devem contar com uma correta gestão ambiental que trate com cuidado a sustentabilidade no condomínio.
Existem algumas ações simples de serem realizadas e que podem gerar grandes benefícios ambientais ao condomínio. Separamos 5 dicas para te ajudar a implementar no seu condomínio:
1. Coleta seletiva de lixo
Antes de tudo, os moradores devem ser conscientizados para separar corretamente o lixo reciclável, lavando as embalagens e acondicionando o lixo em compartimentos distintos dos demais lixos. Coletores de lixo reciclável devem ser instalados para receber este material.
2. Instalação de lâmpadas de LED
Além de benefícios ao meio ambiente, a instalação ou substituição das lâmpadas convencionais por LED, traz muita economia ao condomínio. O investimento inicial pode ser um pouco alto, mas é rapidamente compensado pela queda no valor da conta de energia elétrica.
3. Descarte do óleo de cozinha
O prejuízo que o descarte incorreto do óleo de cozinha causa ao ambiente quando atinge um rio é muito grande. Esta é mais uma ação que exige conscientização e conhecimento por parte dos moradores. O óleo, depois de frio, deve ser acondicionado em garrafas PET e o condomínio deve determinar um local para coleta dessas garrafas.
4. Sensores de presença
Manter uma luz acesa representa segurança para quem utiliza determinados espaços. A instalação de sensor de presença evitará que a luz fique acesa 24 horas e gerará uma economia ainda maior, pois a luz acenderá somente quando alguém estiver no local.
5. Controle hidráulico
Evitar desperdício de água faz parte da gestão ambiental. Por isso, também é importante manter uma inspeção hidráulica no condomínio. Também devem ser observados e corrigidos de imediato quaisquer problemas de vazamentos, seja no interior das unidades ou nas áreas comuns.
Cabe ao síndico e moradores se unirem na implementação e busca por mais soluções que promovam a sustentabilidade, utilização correta de recursos e economia dentro do condomínio.
Com esses cuidados, o meio ambiente agradece e os condôminos ficam com a consciência de que, além de economia, estão tendo ganhos com a preservação da natureza.